quarta-feira, 28 de julho de 2010

Como o Starbucks consegue

Como o Starbucks consegue

A rede de lojas mundial Starbucks está em toda parte. Muito mais nos Estados Unidos do que no resto do mundo, obviamente. De qualquer forma, lá, onde eles atuam com mais intensidade, a Starbucks concetra seus esforços sem brincadeira.

Prova disso são suas regras para gerenciar mídias sociais. São 10:

1. [Mídia Social] É sobre relacionamento, não marketing.
2. Mídias Sociais se encaixam numa estratégia digital muito maior.
3. Deixe claro onde [a estratégia] começa.
4. Olhe em volta das esquinas.
5. Seja autêntico.
6. Crie coalizões.
7. Se não é importante no Twitter, não é importante.
8. Foque-se em suas respostas.
9. Corra riscos, mas esteja, na maioria das vezes, “certo”.
10. Uma crise econômica é algo terrível de se perder.

Alguns tópicos não são autoexplicativos e têm expressões um tanto quanto metafóricas, mas vale a pena dar uma olhada mais profunda. Por exemplo, quando falam do Twitter tão enfaticamente no tópico 7, estão querendo dizer que ele é uma ótima forma de medição sobre o interesse que o público consumidor pode ter em relação a uma ideia ou um produto. Se for muito comentado em pouco tempo, talvez valha a pena levar a ideia adiante.

Mais sobre essa filosofia interessante do Starbucks no Open Forum.


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Original em inglês em:

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